quinta-feira, 21 de junho de 2012

Energia Nuclear: Sustentável?

A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia. (Brasil Escola)




Chernobyl – em 1986 ocorreram o incêndio e o vazamento de radiação na usina ucraniana, na extinta União Soviética, com milhares de feridos e mortos, podendo a contaminação radioativa ter causado 1 milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes.  (Brasil Escola)


A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. Estudos mais aprofundados devem ser realizados sobre essa fonte energética, ainda existem vários pontos a serem aperfeiçoados, de forma que possam garantir segurança para a população. (Brasil Escola)


Aspectos positivos da energia nuclear:

- As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;
- Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;
- As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás;
- Não contribui para o efeito estufa.

Aspectos negativos:

- Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;
- Possibilidade de construção de armas nucleares;
- Destinação do lixo atômico;
- Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;
- O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo.


Atividade de reflexão


Faça você, com seus prévios conhecimentos uma análise e defenda seu ponto de vista acerca de: Energia Nuclear: Sustentável?


Acidente em Fukushima (Março de 2010)


Grande abraço a todos

14 comentários:

Sthefane R. Tissot disse...

Tudo bem, é certo que nenhuma outra tecnologia ou empreendimento é isento de riscos de acidente, ou de falhas graves em circunstâncias excepcionais, é justo reconhecer que a energia nuclear está longe de ser uma das tecnologias com mais risco de acidente, o problema não é esse, o problema é que quando o acidente nuclear grave ocorre, não se vai embora tão cedo. A contaminação radioativa pode permanecer décadas e muitos séculos, inutilizando território para uso humano, certamente que um terramoto devastador poderia por exemplo fazer uma catástrofe enorme, mas passada a catástrofe e recuperados os danos, a incidência no território poderia ser plenamente recuperada. Já numa catástrofe nuclear, a poluição radioativa mata por muito mais tempo. O risco pode ser baixo, mas o preço a pagar é intoleravelmente bem mais alto.

Turma:81

wesley silva disse...

A energia atômica ela como todos os combustíveis existentes existem seus lados bons e seu lados ruins e sempre vais te essas duas concepções
diferentes e na minha opinião podia te até vinte mais bem longe de mim e de conhecidos pq assim como n polui ou é difícil de da problema mas nada é impossível mas imagina se der os quantos milhoes de pessoas vai sofre com isso e morrer

Unknown disse...

Não, porque ela é feita, geralmente, com o elemento químico urânio e esse não é renovável.
renovável são: eólica, hidroelétrica, gás natural.

Matheus Malta disse...

Na minha opinião não, porque com qualquer erro pode causar algum desastre, como no caso a explosão núclear que pode devastar uma cidade . De ruim há também a poluição,e o cancêr que pessoas podem pegar pela radiação de um vasamento. Mesmo com todos esses defeitos seria bom ter uma usina na cidade, Além da eletricidade tambem ha outras vantagens como: não contribui para o efeito estufa,não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio e etc...

Fabiana Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Ribeiro disse...

Sou contra. O Brasil é um país riquíssimo em energias renováveis (limpas), tais como: eólica, hídrica, biocombustíveis, dentre outras. Não tem para quê fazer usina de energia nuclear no Brasil, considerada a forma de produção de energia mais perigosa do planeta (um exemplo é o que ocorreu no Japão), o que precisa ser feito é a ampliação e investimento dessas energias limpas que eu citei, porém isso cabe ao governo.
Turma:81

Julie Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julie Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julie Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Navas disse...

A energia nuclear, diferente das energias que utilizam fontes fósseis, não contribui de maneira alguma ao ambiente de algum local, requer áreas menores para serem instaladas e coisas do tipo. Porém, apesar dessas vantagens, pode apresentar diversas consequências, caso ocorra algum vazamento nuclear (possível câncer, risco de morte).
Por isso, do meu ponto de vista, ela não é sustentável.

Turma: 81

Julie Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julie Silveira disse...

Ao meu ponto de vista, não. Pode causar um problema sério com apenas um pequeno erro e causar um verdadeiro desastre, explosão nuclear por exemplo. Seria bom ter uma usina, mas se corre o risco de um desastre.

Unknown disse...

Na minha opinião, não. Temos energias renováveis ótimas, não tem necessidade alguma de arriscar a vida de muitas pessoas por algo tão perigoso.

Unknown disse...

Para mim não. É perigoso demais, pode causar câncer nas pessoas devido a radiação. É bom porque não polui o ar com gases, mas seria um risco grande que estaríamos correndo.