A DIDÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE AUXILIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: métodos para o ensino de geografia no ensino médio
O ensino de Geografia nas escolas de ensino médio está defasado, pois os alunos e/ou pais vêem a escola como um preparatório para as provas do vestibular. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo elucidar reflexões, a partir de analise bibliográfica que redimensione esta situação. Logo, chama-se atenção para as estratégias didáticas, que têm aparecido como uma função de efetuar um melhor processo de ensino-aprendizado e atrair os educandos para um ensino mais qualitativo. Além dos alunos estarem sendo formados como típicos reprodutores, os mesmos atravessam por um período de pressão para entrarem na universidade, colocando a escola como um preparatório, na qual não avalia de forma adequada os conhecimentos que os educandos constroem ao longo do tempo, como um exame defasado. Para tanto, como metodologia usou-se a pesquisa bibliográfica, aliada à experiência vivenciada em sala de aula no Ensino Médio. Assim, a busca de ferramentas didáticas é inevitável, transformando o ensino de geografia.
Palavras Chaves: didática; ensino de geografia; ensino médio; escola
Roger Walteman Gomes¹
Francine de Bem Rossi²
¹ Autor: Licenciado em Geografia/UFSM; Acadêmico do Curso de Pós Graduação Especialização em Educação Ambiental/UFSM; Acadêmico do Curso de Pós Graduação Mestrado em Educação Ambiental/FURG
² Co-autor: Pedagoga. Especialista em Gestão Educacional. Acadêmica do curso de Letras(Letras - Português)/UNIFRA. Participante/pesquisadora Grupo de Pesquisa GPFOPE
Trabalho apresentado na 1º Semana integrada das licenciaturas/UFSM (2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário