No ano que completará 10 anos do atentado as Torres Gêmeas, circula a noticia e a confirmação da morte de Osama Bin Laden, ano este que emergiu revoltas sociais pela democracia no Oriente Médio. Os levantes populares que emergem na região, vislumbra um momento histórico na região, indo de ecnontro as ditaduras que perduram há décadas em vários países do Oriente Médio. Mas e Osama Bin Laden, o que significa para o Afeganistão? Será o fim dos grupos terroristas, que por ele era chefiado? Será o recomeço de uma nova história para o povo Afegão?
O certo é que perdurará agora mais levantes populares em busca de uma democracia, mas cabe ressaltar, que tipo de democracia está vigente aos pensamentos dos líderes que conduzem as revoltas? A sociedade deverá resgatar valores sociais, éticos, na propulsão de uma sociedade mais justa e sustentável. Região reconhecida geopoliticamente pela presença de grandes reservas petrolíferas, as autoridades deverão apropriar-se dos altos valores desse combustível fóssil para baneficiar as populações que vivem em extrema miséria, proporcionando uma vida digna a todos.
Assim, como em todo o momento da história da humanidade, as perguntas ultrapassarão fronteiras, entretanto, cabe a cada um de nõs tentarmos chegar as respostas das mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário