As noticias que veiculam nos meios de comunicação estão deixando a sociedade brasileira desacreditada com a política brasileira. As noticias que evidenciam um aumento de 20 vezes do patrimônio do Ministro Palocci é mais uma evidência da falta de ética de alguns dos nossos representes no poder. A população que já andava por muito tempo desacreditada, atualmente está à beira de “jogar a toalha” pois está quase que nocauteada de tanta corrupção no Congresso Nacional. Nem mesmo as explicações que Palocci deu em relação aos fatos (detalhe: somente à uma emissora) conseguiu manipular a população brasileiro, ou até mesmo a levar a mesma ter o bom senso que o Ministro gostaria. Agora alguns políticos mencionam que a situação está “insustentável”, mas os mesmos esquecem que o sistema político brasileiro já se encontra “insustentável” á muito tempo, entretanto os detentores do poder continuam manipular a sociedade com pseudo-programas sociais, como por exemplo, “Fome Zero”.
Agora, ao invés de solucionarem este vexame da política brasileira, os congressistas começam uma “corrida” em aspiração ao cargo do Ministro. Será uma vontade de alavancar seu patrimônio em 10, 20, 40 vezes em quatro anos? As respostas, pouco provável que a sociedade saberá. Nesse contexto, o que anda acontecendo no restante do território brasileiro? Homicídios contra extrativistas no Estado do Pará, altos números de analfabetismo, fome, fronteiras continentais e marítimas desprotegidas, dentre vários fatores que não seriam necessário mencionar neste momento.
Enquanto isso, o PIB e IDH crescem, mas o que os detentores do poder esquecem é que a população está cansada de ser encarada somente como índices, como também números somente mensuráveis a diagramas de projeção. Assim, o momento não pode ser encarado como mais um acontecimento que irá dar em “pizza” ou mais uma manobra política. È o momento de a sociedade demonstrar a sua força, resgatar os valores, os mesmos que findaram com a Ditadura Militar em 1984. Se os países Árabes se espelharam na luta pela democracia brasileira com o fim da ditadura, está no momento dos brasileiros espelharem-se nos jovens e universitários árabes que já conseguiram tirar do poder ditadores que detinham o poder a mais de duas décadas.
O que muitos brasileiros não perceberam é que atualmente vivemos em uma falsa democracia, na qual o Estado e omisso as grandes corporações mundiais, como também os representantes do povo, vislumbram um crescimento próprio e não da nação. Logo, não bastam explicações, mas sim ações que minimizem o “abismo” entre ricos e pobres.
A hipocrisia política é a fantasia de uma falsa democracia que a sociedade vivencia.
Autor: Róger Walteman Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário