Quando afirmamos que a humanidade modifica e organiza o espaço, queremos dizer que ela transforma a natureza primitiva, também chamada de primeira natureza ou espaço natural, uma espécie de segunda natureza, que corresponde à natureza humanizada, também chamada de natureza artificial ou cultural.
O espaço natural, cada vez mais reduzido e modificado pelos seres humanos, é aquele que resultou da evolução da própria natureza, da ação de fenômenos naturais como os fenômenos geológicos, os climáticos, a erosão e outros.
O espaço humanizado corresponde, por exemplo, aos campos cultivados, às rodovias e ferrovias e, sobretudo, às cidades, que são ambientes fortemente humanizados e artificializados.
“[...] o meio urbano é cada vez mais um meio artificial, fabricado com restos da natureza primitiva crescentemente encobertos pelas obras dos homens [...]“
“[...] a urbanização ganha, assim, novo impulso, e o espaço do homem, tanto nas cidades, como no campo, vai tornando-se um espaço cada vez mais instrumentalizado, culturizado, tecnificado e cada vez mais trabalhado segundo ditames da ciência.” (SANTOS, Milton.Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo, Hucitec, 1998. p.42 e 43).
O espaço geográfico, que corresponde ao espaço que está sendo ou que foi produzido pela humanidade, se relaciona com a dinâmica da natureza e com o contínuo movimento de transformação da sociedade. Sendo um espaço social, expressa o trabalho humano, as relações e as práticas sociais que se sucederam no tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário