É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras. As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem. As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.
Será que as instituições sociais no Brasil e no mundo estão em crise?
PODEMOS APONTAR CAUSAS ECONÔMICAS PARA ESSA CRISE?
SERÁ QUE A POLITICA ESTÁ VENDIDA?
SOMOS CAPITALISTAS SEM REMÉDIO?
Segundo um dos fundadores da sociologia moderna, Emile Durkheim, as instituições sociais são consideradas como uma maneira de proporcionar proteção a sociedade, e nas mesmas são aceitas as regras que geralmente são impostas pela sociedade, mantendo então uma organização do grupo, onde geralmente as necessidades dos indivíduos de cada grupo são saciadas.
ATIVIDADE
01 - Com base em três instituições sociais, escola, família e igreja, faça uma pesquisa de campo em relação a sua importância para a sociedade, como também a real situação contemporânea.
BIBLIOGRAFIA
http://estudossociologicos.blogspot.com.br/2009/08/instituicoes-sociais.html
ORGANIZAÇÃO
GOMES, Róger Walteman
Nenhum comentário:
Postar um comentário