quarta-feira, 17 de abril de 2013

RIO GRANDE: O INÍCIO DA HISTÓRIA GAÚCHA

O Município do Rio Grande/RS é o mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul, com fundação em 19 de fevereiro de 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Paes. O município foi parte do plano político de discussão entre regiões metropolitanas e coloniais. Localizado à margem sul do canal que liga a Laguna dos Patos ao Oceano Atlântico, Rio Grande/RS faz parte da maior costa retilínea do mundo, de Laguna/Santa Catarina a Maldonado/Uruguai. Nesse sentido, ressalta-se o Balneário do Cassino, que faz parte do Município. (MARTINS, 2006) 



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Rio Grande/RS tem uma população absoluta de 197.228 (2010) distribuída num território de 2.709,534km². Nesse contexto, a densidade demográfica de Rio Grande/RS é de 72,79 hab/km², uma média bem acima da densidade demográfica do território brasileiro . A cidade de Rio Grande/RS, em 1920, possuía uma precária diversificação de indústrias, concentrando-se, principalmente, na indústria do pescado, bolachas e bebidas. Em 1937, tem-se a fundação da Refinaria de Petróleo Ipiranga, com forte apoio do Governo Federal, chefiado pelo então presidente Getúlio Vargas. O crescimento industrial da cidade traz imigrantes para o município, na qual cresce também a organização operária, formando diversos sindicatos. (MARTINS, 2006) 
O período da Ditadura Militar (1964-1984) trouxe grandes transformações para Rio Grande/RS, como também impactos sociais e ambientais, resultado de descartes de objetos industriais não controlados. Já que a cidade já se constituía historicamente como importante eixo geoestratégico, processo hoje atualizado na cidade pela construção do Superporto, além disso, ocorreu melhoramento nas vias de acesso ao município, atraindo diversos investimentos, como também transformando Rio Grande/RS em “Zona de Segurança Nacional”. 
Atualmente, Rio Grande/RS está passando por um processo de crescimento no que se refere à expansão do novo polo naval, recebendo diversos investimentos (privados e governamentais), configurando-se num dos principais centros portuários do Brasil. A atração de investimentos, propiciada pelos estaleiros, culminou com a construção de uma plataforma petrolífera, a P-53, que teve início em 2005 e término em 2008. A construção da P-53 gerou empregos no município atraindo grandes empresas do setor, além de discussões acerca da distribuição dos recursos. Sendo uma construção de alta tecnologia, a P-53 exigiu mão de obra qualificada para a sua construção. 



Ainda que se constitua em um importante centro universitário, a cidade de Rio Grande/RS não possui mão de obra especializada que atenda à demanda da construção da plataforma petrolífera. Dessa forma, Rio Grande recebeu, e ainda recebe, migrantes de todas as regiões do estado e/ou país, que estão capacitados para atuar no setor e vem atraídos pela prosperidade econômica da região. Visto a necessidade de mão de obra qualificada para dar suporte as modernas construções que estão se instalando em Rio Grande/RS, a Universidade do Rio Grande (FURG) impulsiona a criação de novos cursos, direcionando-os para a atividade naval.


ATIVIDADE

01. Como você observa o Rio Grande de "ontem" em comparação com o Rio grande de "hoje?

FONTE:

GOMES, Róger Walteman

ORGANIZAÇÃO
GOMES, Róger Walteman

Nenhum comentário: