segunda-feira, 24 de maio de 2010

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E IMAGENS

A atividade tem por objetivo aprofundar o poder de interpretação dos alunos frente a mapas e imagens. Desta forma, ao passo de cada mapa e imagem, tente expor ao maximo as idéias que a imagem/mapa lhe dispõe, como também os conteúdos abordados em sala de aula.

01 - Distribuição dos Biomas brasileiro.




02 - Desmatamento do Cerrado.



03 - O desmatamento da Mata Atlântica ao longo dos séculos



04 - Amazônia: a maior biodiversidade do mundo



05 - A dinâmica das massas de ar em território brasileiro

13 comentários:

Rafaella Reed disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thays & Ivonete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Armário Juvenil disse...

• 01) Bioma da Amazônia: ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão , Mato Grosso , Rondônia e Tocantins . A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
• Biome do Cerrado: ocupa uma área de 2.036.448 Km², correspondente a 23,92% do território e que é constituído principalmente por savanas. O Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal e parte do território dos estados da Bahia , Goiás , Maranhão , Mato Grosso , Mato Grosso do Sul , Minas Gerais , Paraná , Piauí (, Rondônia , São Paulo e Tocantins.
• Bioma da Mata Atlântica: ocupa uma área de 86.289 Km² e 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica ocupa a totalidade dos território do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas , Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais , Paraíba , Paraná , Pernambuco , Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul , São Paulo e Sergipe. Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturase composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre, tendo como elemento comum a exposição aos ventos úmidos que sopram do oceano.
• Bioma da Caatinga: abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km², é constituída principalmente por savana estépica. A Catinga ocupa a totalidade do estado do Ceará e parte do território de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais , Paraíba, Pernambuco, Piauí , Rio Grande do Norte e Sergipe.
• Bioma do Pampa: também é chamado de Campos do Sul ou Campos Sulinos ocupa uma área de 176.496 Km² correspondente a 2,07% do território nacional e que é constituído principalmente por vegetação campestre. No Brasil o Pampa só esta presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho. O Bioma caracteriza-se pela grande riqueza de espécies herbáceas e várias tipologias campestres, compondo em algumas regiões, ambientes integrados com a floresta de araucária.
• Bioma do Pantanal: ocupa uma área de 150.355 Km² e 1,76% do território nacional e que é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando 7% do território do Mato Grosso e 25% do estado do Mato Grosso do Sul. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.

By: Thays 6 ª série

Armário Juvenil disse...

2ª parte:



02) O desmatamento no cerrado do País terá aumentado muito até 2050, o que deve reduzir a área preservada para cerca de 1 milhão de km².
Isso trará conseqüências socioeconômicas e ambientais, como maior comprometimento das bacias hidrográficas de todo o bioma, com prejuízos diretos para os recursos hídricos, solo e biodiversidade da região.

03) O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudicam a sustentabilidade ambiental do planeta. Seus impactos podem causar sérios danos ao clima, à biodiversidade e às pessoas. Pode-se dizer que o desmatamento nas florestas brasileiras começou com a chegada dos portugueses ao nosso país, em 1500.

Interessados no lucro do comércio de pau-brasil, os europeus iniciaram a exploração da mata Atlântica, que cobria 15% do que atualmente é o território nacional, espalhando-se por aproximadamente 1,3 milhão de km2 na área litorânea do Brasil - do Rio Grande do Norte ao litoral de Santa Catarina.

No entanto, a destruição em larga escala da Mata Atlântica iniciou-se na segunda metade do século 19, quando o espaço passou a ser ocupado pela lavoura de café. Atualmente, existem apenas 7% de sua cobertura original. Apesar de sofrer ainda devastação em diversos pontos, a Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais bem protegido pela legislação.

04) Em Roraima se não me engano, existem infiltrados no meio da floresta, cientistas americanos, europeus e japoneses, que fazem uso das riquezas da floresta com suas pesquisas indiscriminatórias. Existem até bandeiras arqueadas de vários países em locais onde brasileiros não podem entrar. A verdade é que não é só os europeus, japoneses e americanos que detonaram com suas florestas, nós brasileiros também estamos fazendo isso, e com ajuda dos gringos! Resta somente uma pequena porcentagem de Mata Atlântica no Brasil! Se a Terra conseguir eliminar a raça humana como nós eliminamos os vírus que habitam nossos corpos, a Terra se renovará com certeza pois a vida persiste e persistirá. Pois é, somos um vírus para esse Planeta que é vivo e respira, pode crer que respira!

05) Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características. A essas regiões damos o nome de regiões de origem das massas de ar.

By: Thays 6ª série

Henrique Lopes disse...

DISTRIBUIÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS:

Acho que os biomas estão bem distribuídos de acordo com o local, de acordo com o clima e etc. O BIOMA AMAZÔNIA ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo.
O BIOMA CERRADO é constituído principalmente por savanas.O Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal e parte do território dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
O BIOMA CAATINGA é constituída principalmente por savana estépica. A Catinga ocupa a totalidade do estado do Ceará e parte do território de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O BIOMA MATA ATLÂNTICA apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturase composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre, tendo como elemento comum a exposição aos ventos úmidos que sopram do oceano.
O BIOMA PAMPA como também é chamado Campos do Sul ou Campos Sulinos. É constituído principalmente por vegetação campestre, no Brasil o Pampa só esta presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho. O Bioma Pampa caracteriza-se pela grande riqueza de espécies herbáceas.
O BIOMA PANTAL está presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
___________________________________

DESMATAMENTO DO CERRADO:

De acordo com antigamente o cerrado brasileiro diminuiu muito. O cerrado brasileiro foi muito devastado e alguns estados perderam esse bioma.
___________________________________

O DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA DURANTE OS SÉCULOS:

A Mata Atlântica perdeu muito a sua fauna e flora. De 1500 para 2007 o desmatamnto foi enorme.
___________________________________

AMAZÔNIA: A MAIOR BIODIVERSIDADE DO MUNDO:

Os índios moradores da Amazônia estão cada vez perdendo mais da sua terra nativa. O desmatamento é enorme e a ocupação também.
___________________________________

A DINÂMICA DAS MASSAS DE AR EM TERRITÓRIO BRASILEIRO:

Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características. A essas regiões damos o nome de regiões de origem das massas de ar.

By: Henrique 6ª série

Style disse...

Gosto muito de geografia, e achei muito interessante os mapas, cada imagem que realmente você se interessa cada vez mais.
É muito bom saber que a maior biodiversidade do mundo é na Amazônia, é um orgulho para o Brasil.
Mas ao mesmo tempo é ruim saber que o homem é o que mais nos prejudica com o desmatamento, e isso não é um orgulho para o Brasil.
Tudo que o homem tem feito, no futuro irá se voltar contra nós, e isso não é bom.

BY: Milena Carvalho - 6ª série

Róger Bagé disse...

Caros alunos!!!
Estou contente com os comentarios e espero os demais comentarios até domingo. Abraço a todos.

bella disse...

tentei enviar o trabalho, mas não esta sendo aceito, portanto vou entregar para a Valeska Araujo amanhã.

By:Isabella Ubatuba Faria Ribeiro

Rafaella Reed disse...

Eu interpretei q os biomas estão mudando pois os homens estão desmatando e q os biomas estão quase acabendo

NATANAEL disse...

A primeira imagem esta mostrando todos os Biomas Brasileiros.
Ja na segunda imagem mostra o Bioma do cerrado desmatando isso quer dizer que hoje em dia as pessoas nao estao tendo conciencia do que estao fazendo voces podem ver que na perimeira imagem o Bioma do Cerrado esta preservado mas na segunda falta pouco para o Cerrado acabar.
A cada dia a Mata Atlantica esta ficando mais desmatada por que, por que a cada mes e construido um predio de frente para praia eu acho que as pessoas tem que ver isso e olha como nossa mata verde ta virando o monte de lixo que nao serve mais pra nada.
Por que a Amazonia e a maior biodiversidade do mundo porque os indios estao la para defender cada pedaço de terras deles por causa disso a Amazonia e o maior Bioma do Brasil.
A cada dia mais e mais as aguas estao aquecendo por causa da poluiçao entao o que acontece a evaporaçao fazendo que aconteça os deslizamentos entre muitas coisa.
essa e a minha leitura.
Natanael Gomes de Souza.

Alysson L disse...

PARTE 1
Profº Roger Eu achei que Os Homens estão cada vez mais Estragando o Mundo, Desmatamento de varias Áreas,Principalmente nó cerrado e Mata Atlântica pelo que vimos nas imagens

Bioma Amazonia
É a maior floresta pluvial tropical do mundo, pois abrange grande parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Portanto, a Floresta Amazônica ocupa quase metade do território brasileiro.
É assim faz com que o brasil seja um campeão de biodiversidade.

Bioma Cerrado
Cerrado é o nome regional dado às savanas brasileiras. Cerca de 85% do grande platô que ocupa o Brasil Central era originalmente dominado pela paisagem do cerrado, representando cerca de 1,5 a 2 milhões de km2, ou aproximadamente 20% da superfície do País. O clima típico da região dos cerrados é quente, semi-úmido e notadamente sazonal, com verão chuvoso e inverno seco.
A pluviosidade anual fica em torno de 800 a 1600 mm. Os solos são geralmente muito antigos, quimicamente pobres e profundos.
A paisagem do cerrado é caracterizada por extensas formações savânicas, interceptadas por matas ciliares ao longo dos rios, nos fundos de vale. Entretanto, outros tipos de vegetação podem aparecer na região dos cerrados, tais como os campos úmidos ou as veredas de buritis, onde o lençol freático é superficia

Bioma Caatinga
Este bioma, abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km²,
Bioma Caatinga é o mais negligenciado dos biomas brasileiros, nos mais diversos aspectos, embora sempre tenha sido um dos mais ameaçados devido às centenas de anos de uso inadequado e insustentável dos solos e recursos naturais. Apenas recentemente houve um despertar de diversos setores governamentais e não-governamentais para a grave situação em que se encontra este bioma, pois além da grande necessidade de conservação dos seus sistemas naturais, ainda existe uma séria insuficiência de conhecimento científico.

Bioma Pampa
Os Campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.
Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana. Os campos, em geral, parecem ser formações edáficas (do próprio solo) e não climáticas. A pressão do pastoreio e a prática do fogo não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva, como se verifica em vários trechos da área de distribuição dos Campos do Sul.

Alysson L disse...

PARTE 2
Bioma Pantanal
O Pantanal, tem uma extensão de 250 mil km2, é a maior área alagável do mundo. O Pantanal é uma imensa bacia intercontinental, delimitada pelo Planalto Brasileiro, ao leste, pelas Chapadas Matogrossenses, ao norte, e também por uma cadeia de morros e terras altas do sopé Andino, a oeste.
Através do rio Paraguai, o Pantanal está intimamente ligado à grande bacia do rio Paraná - rio da Prata. Conexões aquáticas difusas com afluentes amazônicos existem ao norte, especialmente com o rio Guaporé.

2)Desmatamento do Cerrado

O desmatamento no cerrado do País terá aumentado 14% até 2050, o que deve reduzir a área preservada para cerca de 1 milhão de km2. Os dados são de um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) que prevê redução de 40 mil km2 do bioma por década, se for mantido o ritmo atual de avanço da fronteira agrícola e pecuária.
As áreas já devastadas deverão subir dos 800 mil km2 de 2002 para 960 mil km2 daqui a quatro décadas. Esse aumento representa a metade do Estado de Goiás ou dez vezes a área do Distrito Federal. Até 2020, cerca de 60 mil km2 poderão ser incorporados ao sistema agrícola da região.Isso trará consequências socioeconômicas e ambientais, como maior comprometimento das bacias hidrográficas de todo o bioma, com prejuízos diretos para os recursos hídricos, solo e biodiversidade da região.

3) O Desmatamento e uma das Intervençoeis que o ser Humano tem prazer de fazer para prejudicar a sustentabilidade Ambiental,Com Industrias é tudo começou com a chegada dos portugueses ao nosso país Desmatando A nossa Riquesa o Pau-Brasil

4)Profº Roger é muito bom ver que a Amazonia Tem a maior Biodiversidade do mundo

5) Dinamica das massas de Ar

As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.O local de formação da massa de ar é denominado região de origem, é neste local que a massa de ar irá adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Portanto, uma massa de ar que se forma sobre uma superfície gelada, como a Antártida, apresenta características típicas dessa região, ou seja, temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade.

By:Alysson Luiz

Fernando disse...

Os biomas tem nomes de vegetação ou florestas,matas e selvas do local.
EX:
Na região do Bioma Amazonia,há a famosa floresta Amazonica,porém,a floresta ocupa não só o estado de Amazonas,como parte de outros estados daquela região.